Considerações Finais
Considerações Finais
O Conselho Nacional de Águas, enquanto órgão de consulta do Titular do Poder do Executivo no domínio do planeamento e gestão de recursos hídricos do País, enfrenta desafios complexos no desempenho das suas atribuições.
Esses desafios derivam da natureza da gestão dos recursos hídricos e da sua organização, que demandam articulação constante entre diferentes departamentos ministeriais, representantes das comunidades e outros usuários, além da capacidade de lidar com interesses conflituantes, sobretudo no caso das bacias compartilhadas.
As constantes crises de disponibilidade hídrica, que afectam diferentes regiões e sectores usuários da água em Angola, particularmente no sul, aumentam a visibilidade do tema, e revelam limitações que precisam ser superadas sobre o risco de consequências mais graves para o bem-estar e segurança das populações das regiões mais afectadas.
Deste modo, o cumprimento integral do presente plano de acção vai contribuir em grande medida para uma gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos do País. As actividade que não forem concluídas em cada ano transitarão para o ano seguinte, com excepção de situações que justificadamente tenham perdido relevância ou actualidade.