Skip to content Skip to footer

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orientou, no passado dia 6 de Fevereiro, em Luanda, a 10.ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Águas (CNA)

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orientou, nesta quinta-feira (06), em Luanda, a 10.ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Águas (CNA).

O encontro decorreu na Sala de Reuniões dos Órgãos de Apoio à Vice-Presidente da República, onde foi informada sobre a Reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água do Centro de Distribuição do Morro Bento.

O programa de saneamento básico realizado pelas comunidades e escolas deve ser mais reforçado, para prevenir o surgimento de várias doenças.

Esta foi uma das recomendações, saídas da décima sessão Ordinária do Conselho Nacional de Águas. Mais de duzentos quilómetros de estradas serão reabilitados na região de Caxarandanda, na Quiçama, província de Icolo e Bengo.

A decisão saiu da reunião do Conselho Nacional de Águas, que serviu também para dar a conhecer que perto de 60 por cento da população nas zonas rurais, está sem acesso a água potável e saneamento básico.

O Ministro da Energia e Águas João Baptista Borges, afirma que, na região de Icolo e Bengo, “o facto de grande parte da população recorrer ao rio para a sua higiene pessoal tem estado na base de muitos casos de cegueira, pelo que foi adoptada, em reunião recente do Executivo, a medida de se instalar um sistema de abstecimento de água e uma rede de energia para atender à demanda da população e também construir uma estrada de acesso”.

Em relação ao projecto de abastecimento de água ao Morro bento, o chamado GP, um projecto que vai transferir água do Morro Bento ao Benfica que, atendendo a alguns objectivos sociais aí existentes, como é o caso do Hospital Pedalé, a Multiperfil e outros, que não tinham abastecimento de água até agora, e começou a ser feito muito recentemente, para atender não só o Morro Bento, mas também todo o bairro Huambo e toda essa implantação habitacional que está nessa parte alta da Corimba e nunca teve acesso a água, “vai ser feita essa transferência do Benfica para o Morro Bento, e é um projecto que está no conjunto de muitos outros, como a construção do do Bita e do Quilonga que, juntos, vão criar uma capacidade para abastecer mais de sete milhões e meio de pessoas, como a Pro-Água que é um projecto que vai permitir otimizar a capacidade existente e recuperar cerca de 400 mil metros cúbicos de água diário, que neste momento não são exploradas por avarias e insuficiência de sistemas”, disse o Ministro.

O Conselho Nacional de Águas (CNA), criado pelo Decreto Presidencial n.º 76/17, de 20 de Abril, é um órgão permanente consultivo do Titular do Poder Executivo, responsável pela coordenação e articulação entre os diferentes departamentos ministeriais ligados ao planeamento, gestão e utilização dos recursos hídricos, no contexto das bacias hidrográficas nacionais e compartilhadas pelo Estado Angolano, incluindo os utilizadores de recursos hídricos e as comunidades locais.

Fonte: J24 Horas

O CNA é um órgão ligado directa e indirectamente ao planeamento, gestão e utilização dos recursos hídricos, no contexto das bacias hidrográficas.

Contactos

Edifício – Sede do MINEA
Rua Cónego Manuel das Neves, 11º andar
Luanda – Angola

Entidades

O Conselho Nacional de Águas é integrado pelos seguintes membros:

Conselho Nacional de Águas © 2025.

Subscribe for the updates!